Como motivar funcionários e formar uma boa equipe?

O time faz o negócio. Uma equipe é boa quando está motivada a resolver problemas e superar expectativas. Mas como motivar funcionários a esse ponto?

As características difíceis dos funcionários são uma das maiores reclamações do comércio, hoje em dia.

Infelizmente, esse não é um problema isolado. E é ainda mais evidente quando os gerentes comparam dois vendedores, por exemplo, que pertencem a gerações diferentes.

Provavelmente, este problema está custando seu tempo, sua tranquilidade e, nos piores casos, seu dinheiro. Então, desaguamos na grande questão:

Como resolver isso e, finalmente, ter uma boa equipe?

Grandes empresas possuem o poder financeiro para atrair os melhores profissionais, pessoas interessadas em crescer e trabalhar, e também para criar programas de bonificação, premiando quem efetivamente traz os melhores resultados.

Mas essa não é a realidade das lojas menores ou das pequenas redes regionais. Por isso, revelaremos um conjunto de conselhos, que podem ajudá-lo a construir uma boa equipe e obter melhores resultados, em menor tempo e com maior paz.

Estes conselhos estão presentes no livro “Como ter relacionamentos lucrativos e influenciar pessoas”, do célebre escritor do século XX, Dale Carnegie, publicado em português pela editora BestSeller. Tais conselhos poderão ajudá-lo a motivar funcionários.

Livro sobre motivar funcionários.
Foto do Livro “Como ter relacionamentos lucrativos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie.

1. Obtenha a colaboração e, não, a obediência.

A maneira mais segura de conquistar alguém é considerar a opinião dela. Isso não significa concordar, mas ouvir com atenção e genuíno interesse e, em seguida, expressar sua gratidão pela contribuição.

Ora, é agradável conhecer alguém que nos escuta de forma respeitosa e atenta enquanto falamos, repetindo o que compreendeu, depois que terminamos.

Nesse sentido, pedir a opinião de seus funcionários para decisões que os afetam diretamente, além de adicionar mais uma cabeça à equação, faz com que eles se sintam importantes, valorizados.

Quando percebem que suas opiniões são realmente consideradas, as pessoas procuram assumir maiores responsabilidades com a decisão que ajudaram a tomar.

Ao notar essa tendência em algum de seus liderados, confie uma tarefa importante a ele. Confiança é uma via de mão dupla, que corre ao lado da via da influência.

2. Crie um ambiente favorável ao crescimento.

Uma das citações mais incríveis de todo o livro é a de Napoleão Bonaparte:

A moral está para a força física assim como 10 está para 1

Ou seja, é extremamente importante que o clima da relação estimule o entusiasmo, o desejo e a energia da sua equipe. Qualquer um pode desenvolver a habilidade de motivar pessoas.

A raiz dessa capacidade é um olhar profundo sobre o outro: seus interesses, objetivos pessoais e crenças a respeito da vida e da felicidade. Ao argumentar a favor dessas coisas, correlacionando-as às tarefas, as pessoas veem um motivo para cooperar.

Com o tempo, o entusiasmo por si só já não basta. Portanto, é essencial que sua criatividade gere algum tipo de programa para premiar o esforço produtivo dos melhores. Ao criar esse programa, considere aquelas coisas que os motivam.

3. Comunique-se como os grandes líderes.

Comunicação é uma capacidade que se desenvolve com o tempo. Existem abordagens melhores, isto é, com mais chances de obter a colaboração e motivar funcionários.

O livro traz algumas frases, que podem ser aplicadas a variados contextos:

“Diga: Eu preciso da sua ajuda…
Pergunte: O que você acha…?
Sugira: Vamos fazer uma tentativa?
Esteja disposto a se comprometer e a negociar.
Explique o seu ponto de vista e forneça o benefício para eles”.

Além disso, sua ação precisa ser franca e suas decisões firmes, mas isso não quer dizer que seu tom não possa ser gentil e aberto.

Há muitos conselhos como esses no livro mencionado. Por experiência própria, afirmo que aplicá-los realmente faz a diferença em nossas relações e na reação das pessoas às nossas decisões e pedidos. Motivar funcionários constrói um time!

Uma boa equipe de vendas, é claro, não pode trabalhar com produtos ruins! Não podemos desperdiçar todo o potencial desse pessoal. Em razão disso, trabalhar com itens de qualidade é fundamental.

Na rlcarvalho.com, você vai encontrar esses produtos. Nossa equipe faz uma curadoria para oferecer o que há de bom e de melhor, no mercado, a você e sua equipe. Clique aqui para conhecer e começar a fazer seus pedidos online!

O que você achou desse conteúdo? Compartilhe com seus gerentes, colegas e líderes.

Acessar

Se você já tem o cadastro liberado conosco, faça o seu login abaixo.